TRATAMENTO DA OBESIDADE

TRATAMENTO DA OBESIDADE

ORLISTAT

Trata-se de um fármaco direcionado para o tratamento da obesidade e do excesso de peso, e atua através da modificação da absorção das gorduras no intestino, acelerando a perda de peso, bem como a manutenção do peso perdido nas dietas de emagrecimento. Como se sabe, as gorduras que ingerimos são moléculas grandes que, para dissolver-se, necessitam ser rompidas e transformadas em moléculas menores por ação enzimática. Orlistat não é considerado um supressor do apetite, pois atua de modo diferente, atingindo as enzimas pancreáticas e gástricas responsáveis pela digestão da gordura (Sizer, et al., 2003).

O Orlistat sintetizado quimicamente envolve métodos estereoespecíficos e resulta no produto com pureza ≥ 99,5% em relação ao Orlistat produzido por processo fermentativo, um processo mais econômico mas que resulta na formação de consideráveis quantidades de impurezas no insumo final. Estas impurezas podem não ser assimiladas pelo organismo, podendo gerar desde reações adversas e alergias, caso o organismo apresente predisposição.

O medicamento de referência Xenical® produzido pelo laboratório Roche é composto exclusivamente pelo Orlistat na forma sintética, devido sua pureza e maior segurança na administração.

 

Mecanismo de ação

Por ação do Orlistat , mais de 30% das gorduras ingeridas na alimentação atravessam o tubo digestivo sem ser digeridas nem absorvidas. Deste modo, o organismo não pode transformar estas calorias em excesso em tecido adiposo de reserva. Sendo assim, não é necessária a absorção sistêmica do medicamento pelo organismo para que exerça sua atividade.

 

Eficácia comprovada

A obesidade é um fator de risco importante para diabetes tipo 2. Perda de peso em pacientes com diabetes tipo 2 está associada ao controle glicêmico controlado e redução dos fatores de risco para doenças cardiovasculares. No entanto, a perda de peso é notavelmente difícil de alcançar e sustentar apenas com restrição calórica e exercícios físicos. Foi observado que após a administração de Orlistat, os pacientes conseguiram níveis elevados de perda de peso e diminuição de IMC em indivíduos portadores de diabetes do tipo 2.

Estudos semelhantes foram executados em indivíduos com sobrepeso e a utilização de Orlistat pelo período de 1 anos juntamente com uma dieta equilibrada e exercícios físicos trouxeram redução de peso na ordem de 15%.

 

Indicações

Controle de peso à longo prazo, manutenção de peso e prevenção do efeito sanfona.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
WhatsApp chat